#DicasdaDeia - Custo x Benefício




Dia desses conversando com amigas, percebi ~mais uma vez~ que compramos muito por impulso, porém, existem impulsos que no fim das contas valem a pena e outros não... Afinal, quem nunca comprou uma peça e ela ficou lá guardada por dias, meses e até anos com a etiqueta pendurada, mas em compensação existem outras peças que compramos e usamos até furar, né?

Hoje resolvi escrever um pouco sobre a minha experiência em compras, não, não sou guru e muito menos contida! hehe Só tento comprar com mais qualidade em vez de quantidade, essas coisas que a gente só aprende com o passar do tempo mesmo...

Então para começar, que tal, primeiro, pensar no que essas peças tem em comum e no que tem de diferente, para elas terem tido tratamentos totalmente diferentes...

E depois de analisar os erros e acertos, bora pensar no custo x benefício? De que adianta comprar peças e mais peças de 10, 20, 30 reais e elas ficarem jogadas no fundo do armário? Não era melhor ter pagado 100 reais em uma peça e ter usado ela até acabar?

Bom, custo x benefício é bem relativo, né? Até por que pagar R$ 500,00 em um vestido de festa e só usar 2x é muito diferente de ter pegado os mesmos R$ 500,00 e investir em uma bolsa de marca, que vai do trabalho ao fim de semana, sem escalas e que você vai usar muito mais, né?

Com o passar do tempo, resolvi fazer alguns pequenos cálculos ~pequenos mesmo, sou de humanas, nada de equações, please! Para conseguir pensar e concretizar melhor esse ideal de ter um armário 100% usado.

E sabe o que também me ajuda em saber se os cálculos estão funcionando?? Os looks do dia! Sim, o registro das vezes que usei as peças me ajudam suuuper a ter uma melhor noção do que tenho e do que uso, além do autoconhecimento, a criatividade e até o arrependimento, super ajudam.




























Vamos para um exemplo prático: um tempo atrás comprei a Melissa Mar, paguei R$ 109,90. Cada uso de sapatos é R$ 20,00, então pela fórmulazinha...  Vamos dividir o valor de R$ 109,90 por R$ 20,00 que dá 5,5. Ou seja, depois de 5 usos e meio a minha Melissa já foi "paga".

Fiz umas tabelinhas de consulta para fazer esse cálculo, mas ela é referência para as minhas necessidades!


Ahhh, claro... Depois de um tempo eu faço um tipo de "auditoria" para colocar na balança o que valeu ou não a pena comprar e essa técnica está super funcionando, que tal você tentar também?

Espero que tenham gostado e se tiver alguma outra dica, me contaaaaa! =D

Andrea

2 comentários:

  1. Semore faço essa conta, assim compro peças mais legais e que vou usar mais.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!! É uma forma muito ´prática de fazermos compras mais conscientes, né? Bjs

      Excluir

Obrigada por chegar até aqui! Volte sempre... =)

Pinterest

About Me