10 coisas que aprendi nesses 6 anos de blog...

O tempo passa, o tempo voa... E a blogueira que vos fala continua numa boa!

Sim estou na blogosfera há quase o mesmo tempo quanto o slogan da "Poupança Bamerindos" foi o hit nas propagandas do SBT.

Brincadeiras à parte, já faz bastante tempo que o blog existe e que esse espacinho virou parte da minha vida, parte dos meus assuntos e de praticamente, todas as minhas relações interpessoais.

Com o blog vieram muitas realizações, muitas conquistas, muitas felicidades, algumas raivas e ainda algumas mentiras! Mas como na vida nem tudo são flores, há horas que os caminhos tortuosos começam a ficar floridos e as coisas andam da melhor forma, né não?

Por isso, hoje com muita mais maturidade, estilo e idade... Escrevo sobre o que eu aprendi com essa pequena extensão do meu guarda roupa, dos meus pensamentos e da minha pessoa.

Bom, o importante aqui são as 10 coisas que aprendi nesses 6 anos de blog... Vamos a elas??


1 - Amizade internética existe, sim!

Quem já leu meu "SOBRE" e assistiu meu vídeo "Eu amo meu blog" sabe que comecei o blog sem grandes pretensões, mas sim para ter um momento terapêutico e também para conhecer outras pessoas. 

No fim das contas, hoje depois de 6 anos, já conheci muita gente, já trabalhei com muita gente e o principal, consegui amigos super verdadeiros, para a vida real!!

Já conversei com pessoas de outras cidades, até de outros países por conta do blog, já dei dicas, já ajudei, já fiz tanto com o blog, que sinceramente, isso não dá pra monetizar nem mensurar em números, só em florzinhas da gratidão.


2 - O mundo dos blogs não é essa maravilha toda.

Snapchat, Instagram Stories, Periscope, Facebook live... Esses trem tudo vieram e desconstruíram um pouco a imagem de perfeição que os blogs e as redes sociais pregavam, a gente até começou a ver as pessoas com cara amassada e cabelo bagunçado, mas daí você volta para o feed e está tudo lindo.

Com o tempo a gente passa a perceber que aquela pompa toda, não é mesmo a última coca cola do deserto, muitos "anônimos" são mais legais que os "famosos" e todo mundo é igual só muda de endereço.

3 - Você não ganha tudo!

Aiiii, aquele vídeo de recebidos é bem legal, né? 

Mas tirando as blogueiras com blogs grandes, nós que estamos na média, ganhamos uma coisinha ou outra e só. Claro, tirando as parcerias que fazemos, receber coisas "di grátis" só por que você tem um domínio na internet é quase tão difícil quanto encontrar uma agulha no palheiro. 

Queria eu ganhar todos os sabões em pó do mundo, fazer mercado na faixa e ter celular livre e desimpedido, mas nem tudo são flores e todo mês chega umas contas aqui em casa. 


4 - Precisa trabalhar e MUITO.

Engana-se e MUITO quem acha que blogueira não trabalha. Ficar em casa de boa, tranquila de pijama todo dia não é tão fácil quanto parece. Fazer pesquisas, criar conteúdo, fazer fotos, vídeos, editar isso e aquilo e mais um pouco, demora e dá trabalho pra xuxu. 

Ir à eventos, passear pelas lojas, comprar umas coisinhas, comer em restaurantes legais é o que a gente mais vê, mas por trás tem muuuita coisa em jogo, viu?


5 - Nem sempre, ser bonita no virtual é fácil.

Você acha que aquela pessoa tira as melhores selfies do mundo?? Eu aposto que lá no roll da câmera tem 457 verões que não gostou. Acho que eu não posto muita selfie exatamente por isso... 



6 - Vida pessoal + Blog = não necessariamente tem que andar juntos

Mostrar tudo e todos da sua família, sua casa, seus pets, não, necessariamente, é preciso. O importante é rolar uma mini conversa com essa galera, por que quem decidiu fazer um blog foi você. Claro, que nada contra quem faz, mas eu decidi que uma coisa é minha vida e outra é o blog, não que isso não possa mudar, mas por enquanto, manter a minha vida pessoal mais offline está dando certo e tudo anda da melhor forma possível. 



7 - Blog serve para inspiração e não cópia

Entrar em depressão por acompanhar aquela blogueira, ter inveja por alguém mostrar na internet que tem alguma coisa que você deseja muito, e no fim das contas: trocar de estilo, de cabelo, de qualquer coisa só para se parecer com alguém da internet... Todas essas afirmativas NÃO são saudáveis!

Blogs, servem para inspiração e admiração! Na verdade tudo na vida, né? E claro que no mundo dos blogs, não seria diferente! A gente sempre deve ir com o olhar crítico e avaliar o que é benéfico e o que não é tão bom assim. 

Acompanhar blogs de pessoas que tem a ver com seu estilo de vida, porte físico ou qualquer outra coisa, deve ser no mínimo prazeroso, se te traz algum tipo de sentimento ruim, vaza! 

Vai lá só dar uma olhadinha, se inspire, curta, dê likes, comente... Mas nada de sofrer, afinal, nem tudo isso ali é verdade (vide item 2).


8 - Fazer um blog para virar famosa... Miga, seje menas! 

Os blogs foram criados para serem diários virtuais e com o tempo foram evoluindo, evoluindo e acabaram também no ostracismo de todo mundo ter um blog e querer ser famosona igual aquela blogueira X, mas não necessariamente todos os blogs do mundo serão fodásticos, sabe?

Já vi muita gente estilosa/inteligente/nerd no mundo que não tem blog e muita gente sem talento/personalidade e até sem caráter nesse mundão, ou seja, estar ou não com a cara na internet, não te faz uma pessoa melhor ou pior, nem famosa e não famosa.


9 - Criar conteúdo não é tão fácil

Falar que quer escrever sobre isso ou aquilo é o máximo! Já incentivei muitas amigas a fazerem posts e também a fazerem blogs ou pelo menos terem um espaço em que possam escrever abertamente sobre determinados assuntos, mas mesmo sabendo como e o que falar, não é tão simples assim.

Escrever, pensar em ter um retorno massa e no fim não ter o seu reforço "reconhecido" é frustrante e sabe o que isso traz?? Um hiato criativo danado!! Por isso muitos blogs ~inclusive o meu~ fica paradinho por um tempo! Vivemos num mundo cheio de informação e criar, cada dia fica mais difícil e mais demorado! Enquanto as revistas lançam notas e mais notas na velocidade da luz, nós blogueiras (que fazemos tudo sozinha) perdemos espaço e voz, acontece! Mas um dia a luz no fim do túnel volta e o blog volta a andar devagarinho ou até rapidão.


10 - O mundo de blog é igual ao mundo real, mas virtual.

Sabe aquelas picuinhas de 5ª série? Sabe aquelas amizades à lá big brother? Sabe aqueles pitacos e fofocas que a gente só faz com as amigas? Então, é tuuuudo igualzinho. O mundo por trás não é tão lindo, rola puxada de tapete e rola admiração também. Rola inveja e rola companheirismo. Nem tudo é na mesma proporção, mas que acontece de tudo, aaaaah acontece.


Mas a conclusão é a seguinte: meu blog me acompanha há 6 anos da minha vida, já me arrependi, já pensei em parar... Mas, hoje, não quero, não posso e não vou! Ele faz parte da minha vida, com todos os hiatos criativos, todos os excessos, com todos os arrependimentos e com todo o trabalho que ele precisa.

Amo ter um blog, morro de vergonha de dizer que tenho mas ele continua aqui, bonitinho, evoluindo com o passar do tempo e me deixando mais feliz, assim como foi desde o início, se quiser me acompanhar: " Sigam-me os bons!"

Andrea

3 comentários:

  1. Bem bacana esse post. Muito realista.
    Sucesso pra você!
    www.retalhodavida.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Te conheço pouco menos de 6 anos rs... Mas posso dizer que foi um prazer conhecê-la, e sobre o post e por ai mesmo. Saudades dos blogs de 5 anos atrás que é a minha época rsrsrs... Eramos felizes e sabíamos. Sabe o que acho pior de tudo??? Copias de post e blogs que nascem na pretensão de serem famosos. Saudades também dos eventos em que todas perguntavam umas para outras se iam e se viam como somatório de todo cenário e não concorrentes.
    Acredito que isso volte um dia.
    Super beijo e sucesso sempre

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui! Volte sempre... =)

Pinterest

About Me