Exposição de Matrioskas - Taguatinga Shopping

Imagem inline 1

Taguatinga Shopping recebe exposição de matrioshkas gigantes

Público poderá conhecer um pouco mais sobre o maior símbolo nacional da cultura russa, ver de perto e interagir com bonecas que medem 2,60 m de altura

Charmosas e coloridas, as matrioshkas encantam os corações de pessoas por todo o mundo. O ícone popular russo, tornou-se grande aliado do mundo lúdico infantil. Está presente em estampas, decoração e souvenirs diversos. Agora, o público brasiliense poderá conhecer tudo sobre a história das famosas bonecas, que desembarcam no Taguatinga Shopping em exposição com peças gigantes. Instalada na Praça Central do centro de compras, no 1º Piso, e a mostra será aberta ao público de 18 de março a 23 de abril de 2017. 
Criadas há 120 anos, diversos contos e lendas cercam a história das matrioshkas, cujo nome é o diminutivo do feminino matryona (matrona).


Popular entre camponeses na Rússia antiga e proveniente da raiz latina, mater, ou mãe, simbolizam a maternidade e a fertilidade. “Este projeto foi feito para apresentar a cultura russa no Brasil e na América Latina. A matrioshka é a representação da família e da felicidade”, define a representante do grupo Bonecas Russas, Tatiana Orlova. 






O público poderá tirar fotos e se divertir com as oito bonecas gigantes. Cada uma mede 2,60 m de altura, sendo elas: Boneca Sonho, Boneca Primavera, Boneca Morango, Boneca Sibéria, Boneca Tradicional, Boneca Santa, Boneca Presépio e Boneca Pássaro da Felecidade. Elas pesam cerca de 80 kg cada uma e foram todas produzidas no Brasil, com a criação de diferentes artistas. São eles: Vagner da Silva, Elisa Vieira Queiroz, Simone Michielin, Thuany Kohlbach, Albertina Prates e Maramgoní. O processo de pintura de cada uma levou entre 180 horas e 240 horas. Em seguida, todas passaram por uma cobertura de verniz, para melhor conservação das peças, levando até 72 horas para secar. 


Souvenirs
Para os admiradores das matrioshkas, uma linda loja de souvenirs no formato da boneca estará à disposição do público com peças exclusivas, vindas diretamente do país. “As verdadeiras matrioshkas que vendemos são feitas na Rússia, em processo artesanal. São peças únicas, sendo que algumas levam até seis meses para ficarem prontas”, conta Tatiana. 

Concurso
A criançada também tem espaço garantido na Exposição de Bonecas Russas. Os pequenos poderão se divertir e soltar a imaginação para colorir desenhos de matrioshkas, concorrendo com sua criação num concurso de pintura. Dividido em três categorias, divididas por idades (0 a 6 anos; 7 a 10 anos; 11 a 14 anos), o torneio selecionará os melhores desenhos e premiará os ganhadores com lindas bonecas. O concurso cultural é realizado pela empresa Bonecas Russas e Artesanato, no período de participação será de 18 de março a 21 de abril, e a divulgação será no dia 23 de abril.

Contação de Histórias
Todos os sábados do mês de abril, às 18h, Nyedja Gennari contará divertidas histórias das matrioshkas. A atividade é gratuita.

Curiosidades:
- A matrioshka russa foi inspirada em uma boneca japonesa de barro que possuía um sistema de encaixes. Seu criador, Anatoly Mamontov se motivou a criar uma boneca com essa técnica, mas que transmitisse a cultura russa;
- As bonecas foram criadas especialmente para o público infantil. Eram usadas para ajudar na evolução das crianças, pois suas cores, formatos, tamanhos e encaixes auxiliam no desenvolvimento cognitivo, na percepção espacial e nas habilidades motoras;
- Cada matrioshka é única. Elas podem ser produzidas em série, mas nenhuma será exatamente igual a outra;
- As bonecas mais tradicionais são pintadas ao estilo Hohloma – uma técnica tradicional russa – e retratam a vida e os trajes típicos das camponesas;
- Uma superstição popular conta que o dono da matrioshka pode fazer um desejo a cada boneca do conjunto;
- O número do conjunto de uma boneca pode chegar a 30 unidades. O mais comum é de sete bonecas;
- As bonecas são consideradas protetoras do lar e trazem boa sorte aos donos da casa;
- É tradição russa presentear uma criança recém-nascida com uma matrioshka, para desejar uma vida longa e próspera; 
- Tornaram-se mundialmente conhecidas na Exposição Universal de Paris em 1900, com a apresentação de produtos de diversos países;
- Pela diversidade cultural entre os países, a Boneca Russa é conhecida de várias formas: Matrioshka, Matryoshka, Matrioska, Matryona, Mamuska, entre outros.

FOTOS: TELMO XIMENES

Andrea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por chegar até aqui! Volte sempre... =)

Pinterest

About Me