O Boticário, a marca de beleza mais amada do Brasil*, lança Heroínas do Game, projeto que tem como objetivo criar um ecossistema de ações que contribuam para aumentar o protagonismo das mulheres no universo gamer. A iniciativa, idealizada pela DRUID Creative Gaming, conta com diversas ações planejadas para os próximos meses, entre elas, o lançamento do primeiro campeonato proprietário da marca, a Taça das Implacáveis, focada em CS:GO (Counter Strike-GO) e criada em parceria com a Gamers Club, além de um canal exclusivo no Discord com o propósito de conectar mulheres para trocar experiências e conversas.
Campanha Heroínas do Game traz a história de mulheres que vem conquistando espaço no cenário para inspirar outras jogadoras
De acordo com a última edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o número de mulheres gamers vem caindo com os anos, passando de 54% em 2020 para 51% em 2022. Embora sejam a maioria entre os jogadores, elas compõem apenas 10% quando falamos do cenário profissional, especificamente, de campeonatos de e-sports. Entre os fatores que impactam essa baixa feminina está o assédio e a dificuldade de acesso, uma vez que não há estímulos à prática e número reduzido de campeonatos focados nelas.
“Contribuir para mudar essa realidade é o que nos motivou a construir esse projeto. Queremos aproveitar a nossa atuação em prol do impulsionamento feminino, que se dá em diversas esferas, e também a conexão que temos construído com o público gamer para fazer parte dessa mudança”, afirma Marcela De Masi, Diretora de Comunicação do Boticário. “Para essa campanha, que ainda trará muitas novidades ao público, decidimos iniciar focando em uma das principais dores das gamers: a falta de campeonatos e espaço para progredirem. Acreditamos que o amor pelo game pode criar novas heroínas e, por isso, queremos inspirar o maior número de garotas”, diz.
Para promover o projeto e fortalecer seu apoio as gamers, o Boticário e a DRUID lançam a campanha com o mote “Quando uma heroína cresce, milhões nascem. Seu protagonismo inspira. Jogue!”. O filme está disponível nas redes sociais da marca e traz a história de Natália Vilela ou, como é conhecida no universo gamer, Daiki, de 17 anos. Sua vontade de jogar surgiu através do contato com os irmãos, mas foi preciso que ela acompanhasse outras meninas para entender que o videogame também era para ela. “A campanha fala de inspiração e de representatividade para que outras garotas tenham a coragem de começar, como foi o caso da Daiki. Falar de pertencimento e criar condições para que elas sejam reconhecidas é nosso propósito nesse projeto tão especial. Não queremos que as mulheres apenas ocupem espaço, mas que se tornem cada vez mais protagonistas das suas histórias”, reforça Marcela.
“Esse é mais um passo importante da nossa parceria com o Boticário, que traz o propósito de mudar o jogo para essas garotas, valorizando os seus talentos por meio do incentivo e reconhecimento”, diz Bruna Pastorini, Head de Planejamento e Conteúdo da DRUID, agência idealizadora do projeto. "O conceito que criamos traz uma causa muito forte, no sentido não só de empatia de mulheres, mas algo que pode transformar gerações, impulsionando a conquista do lugar de protagonismo que elas merecem ocupar. Quando nasce uma heroína, nasce também a próxima geração delas. E é isso que estamos buscando com a nossa plataforma", completa.
O vídeo da campanha também conta com a participação de outras grandes personalidades de diversas áreas do mercado de games como Voltan, Paula Nobre, Letícia Motta e Maah Lopez, que assim como a Daiki, inspiram garotas no Brasil e no mundo.
Taça das Implacáveis: inscrições abertas para o primeiro campeonato amador criado pelo Boticário
As inscrições para o campeonato podem ser realizadas no site da campanha a partir do dia 21/09. As mulheres interessadas podem se inscrever sozinhas (nesse caso, ela será integrada a outras inscritas para formar uma equipe) ou em time de 5 jogadoras. As partidas de Counter Strike-GO acontecerão nos dias 21 e 22 de outubro e todos os detalhes serão enviados por e-mail após a inscrição.
Além da premiação em dinheiro no valor de R$14.000,00, o time vencedor receberá outros prêmios que visam apoiar o desenvolvimento e profissionalização de suas participantes - que vão desde a definição de um novo uniforme, até à construção da identidade visual e todo o rebranding da equipe. Todas as ações têm como foco jogadoras e equipes amadoras, ou seja, que ainda estão iniciando suas trajetórias.
INFORMAÇÕES DE SERVIÇO
Campeonato Taça das Implacáveis
Inscrições gratuitas através do site: http://boticario.com.br/amor-pelo-game
Abertura de inscrição: 21 de setembro
Discord - Comunidade Heroínas
Muitas outras ações estão sendo planejadas como parte da campanha Heroínas do Game. Além de ter seu primeiro campeonato proprietário, a marca lançará o seu canal no Discord - Comunidade Heroínas – que será o primeiro focado em conectar mulheres para jogar, trocar experiências, gerar conversas inspiradoras entre as heroínas e suas fãs. “Sabemos o quanto é importante estar perto de quem admiramos, e acreditamos que essa troca pode ser extremamente enriquecedora e inspiradora para todas que estão imersas nesse universo e passam pelas mesmas dificuldades, aprendizados e conquistas”, comenta Marcela.
A criação e gerenciamento da comunidade ficará a cargo da Warlocks, desenvolvendo estratégias para maior alcance e participação.
Essa não é a primeira vez do Boticário no mundo Gamer
Em 2021, O Boticário se tornou a primeira marca do segmento a apostar em ativações no Avakin Life - jogo de realidade virtual -. Com uma loja hub in-game, a marca viu a plataforma como um canal para amplificar a presença na jornada dos consumidores através de novos formatos de interação. “Foi nossa primeira ação exclusiva dentro do universo gamer e a que nos abriu caminhos para oportunidades. Colhemos muitos insights do consumidor gamer para seguirmos com novos e maiores passos. Além disso, o Boticário está sempre conectado com os movimentos de mercado e tendências e atento ao universo virtual, que é uma realidade que hoje está ainda mais acelerada”, reforça a diretora de marketing, que garante ainda que novas ativações serão lançadas em breve. Em 2022, a marca voltou com sua loja dentro do Carnaval Avakin somando outras iniciativas para celebrar a data. Além disso, também anunciou a parceria e patrocínio ao time feminino da Black Dragons, que tem como CEO, Nicolle Merhy - empresária, streamer e influenciadora digital.
A última ação da marca foi em julho junto com Eudora, no lançamento de uma nova frente de NFTs para comemorar o Dia do Batom. Todas essas ações fazem parte do mergulho profundo da marca que entende o game como uma comunidade e canal, visando conexão com diversas audiências e oportunidades de amplificar a presença na jornada do consumidor via novos formatos. A intenção é captar diferentes motivações e comportamento das tribos que compõem a comunidade gamer.
“Queremos escutar ativamente a comunidade e, a partir dessa escuta, conectarmos nossas marcas com linguagem, produtos e serviços que sejam relevantes, por meio de uma estratégia cada vez mais personalizada e genuína. Essa é a base que levamos para a construção de futuro do nosso negócio e da nossa comunicação, buscando entender pessoas e expandir o olhar para plataformas e tecnologias que nos permitam contar novas narrativas tendo o game como canal", finaliza a diretora de marketing do Grupo Boticário.
FICHA TÉCNICA
Cliente: O Boticário
Produto: Institucional
Agência: DRUID CREATIVE GAMING
Título: Heroinas
Duração: 1 x 60” e 30”
CEO: Claudio Lima
COO: Evandro Guimarães
CGO: Bernardo Mendes
Planejamento: Bruna Pastorini
Criação: Amanda Peccini, Lucas Marcinichen, Ana Agra e Gabriela Silva
Mídia: Fabio Silva
Atendimento: Jorge Maio, Victoria Pedroso, Mirella Agnes Freitas e Emeli Ribeiro
Gerente de influenciador: Mariana Paes e Pauline Rocha
Gerente de Projetos: Raoni Corrêa
RTV: Leandro Silva
Motion Lead: Renan Godoy
Montador: Caio Mendonça
Aprovadores O Boticário: Renata Gomide, Marcela De Masi, Sylvia Cardoso Castello Branco, Giovana Sampaio, Julia Pires, Flaviane Bronner, Alessandra Santos de Oliveira, Ana Carolina Nappi.
Produtora: Bizzu
Diretor executivo: Frederico Naccarato
Atendimento: Gabriela Meyer Seabra
Diretora: Livia Xavier de Souza
Ass. de direção: Jessica Cristina Pereira
Diretor de fotografia: Reginaldo Luca dos Santos
Ass. câmera: Raphael de Araújo Mariano, Grazielli Ferracciolli
Logger: Frederico Silverio
Motorista: Melquizedeque de Almeida Coelho
Maquinista: Elói Fagundes da Silva, Cauê Arnaud Gruber
Ass. Maquinária: Fábio Carlos Lima
Gaffer: Tatiane Ursulino da Silva
Ass. gaffer: Isadora Corrêa, Vinicius Trigo Pereira dos Santos
Operador de áudio: Ana Carolina de Morais Chiossi
Diretora de arte: Inara Leme
Prod. de objetos: Joana M. de Castro, Rodrigo Oliveira Campos
Contrarregra: Leila Verginia Reco Fava
Ajudante de arte: Alexandre Oliver Lodi Harada, Jefferson de Jesus Silva
Coordenação prod./atendimento: Fernanda Carvalho
Produtor: Daniella Annunciato, Alex Bandeira
Assistente produção: Fabio Henrique Soares
Ajudante geral: Marco Henrique, Nelson Lorusso Filho
Figurinista: Fabiana Martins de Almeida
Ass. Figurinista: Luise Federman
Make e Hair: Naira Nascimento Pereira
Ass. Make e Hair: Gulherme Rodrigues Brum, Caroline Mendes
Teste de covid: Laura Albuquerque
Video assit: João Artur dos Santos
Fotógrafa: Lana Paes Barreto Pinho
Unidade 2
Diretora: Heloísa Oliveira
Ass. de direção: Jessica Bragio Alves
Diretor de Fotografia: Vinicius Penaranda Piran
Ass. de câmera: Fernanda Dias Moraes
Gaffer: Aloisio Pinho Amorim
Operador de áudio: Thaís Nália Jesus de Lira
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