FÉRIAS ANIMADAS NO CCBB BRASÍLIA

logo ccbb.png


FÉRIAS ANIMADAS NO CCBB BRASÍLIA

Programa CCBB Educativo oferece atividades especiais para julho

Julho é mês de férias e o CCBB Educativo preparou uma programação especial para proporcionar diversão e aprendizado neste período. Na grade de atividades, julho destaca o “Especial Férias circenses, brincantes e de histórias”

A programação de julho dialoga ainda com as exposições “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton”, em cartaz até 11 de agosto e “Natureza Inventada”, de Carlos Vergara, em temporada até 28 de julho

As atividades oferecidas pelo CCBB Educativo desenvolvem ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade. 

O CCBB Educativo investe em ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

Além de visitas educativas, mediadas e mediadas em Libras, o projeto conta com uma grade fixa de atividades que desenvolvem temáticas variadas, mensalmente. São elas: Lugar de Criação (voltado para crianças e famílias), Múltiplo Ancestral (ações que articulam a memória, saberes e práticas culturais para o público em geral). Como se trata de um mês de férias, a atividade Transversalidades (curso voltado principalmente a professores e educadores), só retornará em agosto.

Todas as atividades são gratuitas, mas para participar de algumas delas é necessária uma pré-inscrição. 





CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


06 e 07/07 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)
Lugar de Criação: Como nasce uma obra de arte?
Stop-monstro
E se  seus monstros se tornassem estrelas de cinema? Norteados pela carreira de Tim Burton, a proposta tem o intuito de convidar o público a animar suas narrativas monstruosas por meio da técnica do stop motion – o cinema realizado a partir de fotografias fixas, que compõem o movimento das imagens quadro a quadro – experimentando um principais processos criativos cinematográficos. 

13 e 14/07 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)
Lugar de Criação: Desde Pequeno:
Histórias sinistras
A sala do Educativo terá uma grande cabana de contação de histórias sobre personagens do folclore brasileiro mas, em certo ponto, essas histórias serão interrompidas por um grande mistério... e então teremos que desvendar o CCBB à procura de pistas para compreender melhor as coisas. 

Dias 20 e 21/07 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)
Lugar de Criação: Trocação de histórias
Meu lugar estranho
O medo é um sentimento comum a todos. Pensando nisso, o Lugar de Criação Meu lugar estranho busca em coletividade pinçar os lugares de medo que assombram nosso imaginário da infância à vida adulta:  quartos escuros, cortinas, cantos, embaixo da cama...  O que você faria se pudesse interferir nessas espaços assustadores?

27 e 28/07 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)
Lugar de Criação: Eu faço meu brinquedo
Estrambóticos
Existem muitas palavras para quando nos encontramos com algo diferente. Nessa atividade, vamos experimentar a confecção de um(a) boneco(a) muito especial. Estrambóticos e Estrambóticas surgirão do Lugar de Criação para nos divertir e encantar, feitos de espuma e outros materiais.




Especial Férias circences, brincantes e de histórias

Atividade Extra: Lugar de Criação Especial Férias
17, 18, 19, 24, 25 e 26/07 
Nestes dias o Programa CCBB Educativo terá uma programação especial de férias, com foco especial no público infantil. Nessas duas semanas, o Lugar de Criação também receberá artistas residentes que farão uma ocupação do Lugar de Criação com trocas, brincadeiras, teatro, histórias e oficinas elaboradas junto a nossa equipe de educadores. Juntos, desenvolverão propostas de processos de convivência e criação com a arte especialmente voltadas para crianças de todas as idades e suas famílias. Assim, de quarta a sexta, o Lugar de Criação contará com artistas residentes e, aos fins de semana, com as propostas que nossa equipe de educadores realiza especialmente para os públicos do CCBB DF. 

17, 18, 19/07 
Lugar de Criação Especial Férias com Maristela Papa, da Associação Amigos das Histórias (LIBRAS)* 
Durante três dias, Maristela Papa será artista residente no Programa CCBB Educativo e convidará o público de crianças e famílias no CCBB DF a se debruçarem sobre o encantamento das histórias, da imaginação e da criação coletiva a partir do universo da literatura. A partir das narrativas, nos envolvemos uns com os outros e com o mundo através de imagens, brincadeiras e cantigas. 

Sobre a convidada: Escritora infantil, professora, artista plástica, pós-graduada em teatro educação, contadora de histórias há 23 anos, orientadora pedagógica da Associação Amigos das Histórias, professora de artes e formadora de educadores há 20 anos pela Secretária de Educação do DF Idealizadora e coordenadora desde o ano de 2004  da Pós graduação: A arte de contar histórias. Coordenadora e docente de cursos da EAPE (1999 a 2.018) criadora do curso de Xadrez para educadores na Regional de Ensino de Ceilândia e diretora teatral da companhia Amigos das Histórias.

* No dia 19/07, às 15h, a atividade contará com intérprete de LIBRAS.

24, 25, 26/07 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)
Lugar de Criação Especial Férias com Leo Ladeira
A necessidade de brincar e de levar a brincadeira à sério restitui ao ser humano o instante de harmonia em que a cultura da infância chega e torna possível as convivências com o erro, a diversidade, o que é desconhecido, a participação também em grupo, por razões simples: o movimento, a liberdade, a criação e a presença são qualidades do corpo que brinca: Brinca-se! Não há perda de tempo, quando brinca-se, se está por inteiro, imerso nesse mundo aqui/agora.

Sobre o convidado: Formado em Comunicação Visual em 1980. Escreve e ilustra livros infantis, sendo Pra Fora (1986) premiado com o prêmio Sala de Leitura da Fundação de Assistência ao Educando, instituição de nível nacional. Nos espetáculos da Zero Cia. de Bonecos (A Bolsa Amarela e Sevé) atuou como manipulador, cenógrafo, roteirista. Ator, Palhaço e professor de técnicas circenses desde 1986. Brincante, desde 1999 nas áreas de risco de Belo Horizonte. 

19, 20, 26 e 27/07 (das 14h às 15h)
Trocação de Histórias de Férias
Durante as férias, ainda acontecerão as sessões extras de Trocações de Histórias! Serão momentos para imaginar, compartilhar e produzir histórias juntos! Na programação especial de férias, a equipe do Programa CCBB Educativo reservará dois dias, sexta e sábado, para abordar a literatura, a música e todas as possibilidades que encontrarmos de narrar e criar mundos imaginários através das histórias.

28/07 (17h)
Múltiplo ancestral Especial Férias
Em julho, o Múltiplo Ancestral será dedicado a celebrar a infância, as brincadeiras populares e as memórias do universo circense. O brincante reverencia a transmissão oral de gerações de jogos, brincadeiras infantis e memórias de riso compartilhado. Muitas vezes, no corre-corre diário, não brincamos tanto quanto gostaríamos com nossas crianças. Esquecemos que nossos corpos precisam do riso e do movimento. E se, diante disso, inventa-se uma roda! De novo, só que em moto-contínuo! Já pensou? Onde a criançada descobre que a mãe sabe pular elástico, que o pai solta pipa e que o tio adora andar de perna-de-pau!! Já pensou numa multidão brincando junta? Encerrando as férias com um convite à alegria, à diversidade do brincar e à fantasia, convidamos o público de crianças de todas as idades e suas famílias a celebrarem o brincar com Leo Ladeira. Vamos?

Sobre o convidado: Formado em Comunicação Visual em 1980. Escreve e ilustra livros infantis, sendo Pra Fora (1986) premiado com o prêmio Sala de Leitura da Fundação de Assistência ao Educando, instituição de nível nacional. Nos espetáculos da Zero Cia. de Bonecos (A Bolsa Amarela e Sevé) atuou como manipulador, cenógrafo, roteirista. Ator, Palhaço e professor de técnicas circenses desde 1986. Brincante, desde 1999 nas áreas de risco de Belo Horizonte.


VISITAS

Visitas educativas agendadas 
Duração: 1h30
Ter a sex: 9h30, 10h30, 14h, 14h30 e 15h30
Qua e qui: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 15h30 e 19h
Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.
No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.
E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com

Visitas mediadas 
Ter, de 12h às 13h | 17h às 18h | 18h às 19h 
Qua a sex, de 12h às 13h | 18h às 19h 
Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h 
Domingos e feriados, de 12h às 13h | 18h às 19h 
Nesta visita os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou das exposições “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton” e “Natureza Inventada”, de Carlos Vergara.
Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. 
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Visitas mediadas em libras
Sex às 19h e sáb às 17h 
Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras é realizada em Libras com tradução em português. Ela acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva e ouvintes, numa experiência compartilhada com os educadores das exposições. Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. 
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita. 

SOBRE AS ATIVIDADES

LUGAR DE CRIAÇÃO
Todos os fins de semana, o educativo desenvolve programações especiais visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. O Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. Nele, os educadores e, por vezes, artistas convidados, realizam atividades e intervenções que estimulem a socialização, a curiosidade, a descoberta, a reflexão, o fazer coletivo e a cultura do brincar. O Lugar de Criação possui quatro segmentos: 
Como nasce uma obra de arte? Dedicado para os intercâmbios entre crianças e artistas, com foco na experimentação das práticas e linguagens artísticas contemporâneas.
Desde pequeno - Dedicado à primeira infância, integração e socialização das crianças e os seus responsáveis, têm como foco os primeiros contatos com as exposições e seus conteúdos.
Trocação de histórias - Dedicado à leitura, música e a narrativa, com foco nas questões ligadas às exposições e ao patrimônio imaterial, imaginários sociais e culturais, a partir da experiência no centro cultural. 
Eu faço meu brinquedo - Oficinas que exploram aspectos da cultura maker e da criação, para pensar o brincar e o brinquedo como prática coletiva, com temas como consumo, sustentabilidade e reuso.

MÚLTIPLO ANCESTRAL
Plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio. 

Informações, dúvidas e agendamento: 

Andrea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por chegar até aqui! Volte sempre... =)

Pinterest

About Me