TROC alcança marco de 1 bilhão de litros de água economizados por meio da moda circular e se torna um “unicórnio do bem”

 

 

TROC alcança marco de 1 bilhão de litros de água economizados por meio da moda circular e se torna um “unicórnio do bem”
 

Startup contratou auditoria para mensurar o impacto do second hand no meio ambiente

 

A TROC, startup de compra e venda de peças usadas em ótimo estado, atingiu uma meta importante ao bater um bilhão de litros de água economizados por meio da circularidade. Desde a sua fundação, a TROC tinha um processo de análise de seus dados com uma equipe interna, mas, no início do ano, a startup contratou a auditoria especializada em sustentabilidade, a DNV - após a aquisição da Arezzo&Co. O objetivo é aferir e certificar as informações sobre o reflexo do second hand no meio ambiente. Essa e outras informações sobre o #impactoTROC ficam disponíveis e são atualizadas em tempo real no rodapé do site da empresa.


 

“A TROC se tornou um unicórnio em impacto com esse marco de 1 bilhão de litros de água economizados. E isso significa muito para nós, pois desde a criação do brechó, temos como missão reafirmar o discurso de que a roupa mais sustentável é aquela que já existe, trabalhando para ressignificar a cultura de consumo. Essa conquista nos mostra que estamos no caminho certo”, celebra a CEO da TROC, Luanna Toniolo.


 

Reconhecida como referência em circularidade na América Latina pela Fundação Ellen MacArthur, especializada em economia circular, a TROC já cooperou para que 18 milhões de pessoas fossem impactadas pela moda circular. Além disso, as demais métricas feitas pela auditoria mostram que a operação do brechó evitou que mais de 174 toneladas de roupas fossem parar em aterros sanitários e contribuiu para que tivesse cerca de 1.200 toneladas de CO2 a menos na atmosfera do planeta.

 

Os cálculos para levantar essas informações sobre o impacto ambiental do trabalho TROC são realizados pela auditoria, utilizando a metodologia do Parlamento Europeu. O diretor de operações da TROC, Leonardo Verdi, explica que as contas são feitas de acordo com o número de peças que deixaram de ser produzidas. “Para cada produto que ganha um novo ciclo de vida e que é vendido por meio da nossa plataforma ou loja física, nós consideramos o valor de 2.700 litros de água economizados”, completa. A TROC realiza, também, a doação de produtos que não tiveram aderência em seu e-commerce e após serem doadas, essas peças também entram na soma da auditoria.

 

Para a head de sustentabilidade da Arezzo&Co, Suelen Joner, a jornada da startup representa a consolidação da estratégia de economia circular do Grupo. “O impacto positivo da TROC no meio ambiente materializa a importância de se falar e trabalhar a economia circular em nossa operação. Para nós como Grupo, o brechó representa isso, a consolidação da nossa estratégia nessa frente, alavancando as metas de sustentabilidade”, finaliza.


 

Sobre a TROC

A TROC é uma startup de tecnologia focada em moda circular, fundada em 2016 pela empresária Luanna Toniolo, em Curitiba. A empresa tem como principal diferencial a disponibilização de todo o serviço de curadoria, cadastro, precificação e armazenagem de peças usadas de marcas nacionais e internacionais em sua plataforma. O propósito da TROC é ampliar o ciclo de vida útil de roupas que já existem, criando uma grande rede de compra e venda de itens usados e em bom estado de conservação, fomentando a moda circular. Desde 2020, a empresa faz parte do grupo Arezzo&Co.

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Andrea

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