FESTIVAL DE CINEMA NEERLANDÊS MOVIMENTA CINE BRASÍLIA

FESTIVAL DE CINEMA NEERLANDÊS MOVIMENTA CINE BRASÍLIA

Uma iniciativa da Embaixada do Reino dos Países Baixosvai apresentar aos brasilienses  produções relevantes daquele país, com entrada franca

 






Com uma cinematografia ainda pouco conhecida dos brasileiros, o Festival do Cinema Neerlandês vai brindar o público de Brasília com cinco produções representativas do crescente cenário cinematográfico do país, que discutem tabus e celebra a diversidade. A mostra, que conta com filmes internacionalmente premiados é uma realização da Embaixada do Reino dos Países Baixose já foi apresentada em Recife em dezembro de 2022. O Festival traz uma seleção de filmes recentes e inéditos dediretores de reconhecimento internacional como Paul Verhoeven, que abre o Festival com o filme “Black Book- A Espiã” (2006).

Verhoeven foi responsável por sucessos em Hollywood, como Robocop (1987), O vingador do Futuro (1990) e Instinto Selvagem (1992), entre outros. Depois de duas décadas volta a sua terra natal para contar a história de “A Espiã”. Um drama sobre a perseguição aos judeus durante a invasão nazista e que explora temáticas como traição e espionagem e tem no papel principal a atriz Carice van Houten, uma das atrizes sensação do cinema neerlandês e, reconhecida internacionalmente, pelo seu papel como Melisandre of Asshai, na série Game of Thrones.

Outro destaque da mostra é “Nr.10”(2021), do diretor Alex van Warmerdam, que também dirigiu o instigante “Borgman”. O filme conta a história do personagem Gunter e seu grupo de teatro, prestes a estrear uma peça. Outra película que será apresentada é “The Paradise Suíte” (2015), escrito e dirigido por Joost van Ginkelo longa foi selecionado como representante dos Países Baixos para concorrer a uma vaga no Oscar de 2016.

Para fechar a seleção estão mais dois filmes: “I Don´tWanna Dance” (2021), com direção de Flynn Von Kleist, que conta a história de um aspirante a dançarino adolescente que se vê dividido entre sua mãe, cada vez mais destrutiva, e a sua própria felicidade e “Soof” (2013), de Antoinette Beumer.  Uma comédia em que a personagem tem uma vida aparentemente perfeita, mas de repente começa a se questionar se é isso mesmo que ela quer.

O Embaixador do Reino doss Países Baixos, André Driessen fala com entusiasmo do evento. “É com grande prazer que apresentamos a produção cinematográfica do meu país com a realização da primeira edição do Festival do Cinema Neerlandês em BrasíiaConvidamos a todos para prestigiar e aproveitar o evento, que conta com a parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF e Cine Brasília”, afirma Driessen.

Dia 13 de Fevereiro- Segunda-feira-

Sessão: 20:30h

Black book – A espiã 

2006  Guerra/Thriller  2h 26m

Rachel Rosenthal é uma cantora judia que, durante uma tentativa de fuga, perde toda sua família em um ataque alemão. Ela se apaixona pelo oficial alemão que ela deveria espionar e quando suspeitam de um traidor dentro da resistência, ela é forçada a escolher o lado onde a sua lealdade está.

Diretor: Paul Verhoeven

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 16 anos

Dia 14 de fevereiro- Terça-feira

Sessão: 20:30

Nr.10- O número 10

2021  Mistério & thriller/Drama, 1h 42m

Günter, encontrado em uma floresta alemã quando tinha quatro anos de idade, cresce em uma família adotiva. Quatro décadas depois, ele leva uma vida normal e ganha a vida como ator de teatro. Vive com a filha Lizzy e tem um caso com uma mulher casada. Ele não se pergunta muito sobre suas origens, até que um estranho em uma ponte sussurra uma única palavra em seu ouvido.

Diretor: Alex van Warmerdam

Gênero: Thriller

Classificação indicativa: 12 anos

Dia 15 de fevereiro- Quarta-feira

Sessão: 20:30h

The Paradise suíte 

2015  Drama  2h 03m

filme segue uma série de pessoas que, voluntariamente ou não, se mudam do exterior para Amsterdã: três meninas da Bulgária, que dizem que serão modelos para uma sessão fotográfica, mas acabam na prostituição, o homem africano Yaya, que perde seu emprego e se mete em problemas financeiros, o maestro musical sueco Stig, cujo filho Lukas desaparece, a criminosa de guerra sérvia Ivica, que agora dirige um bordel no distrito de luz vermelha de Amsterdã, e Seka, da Bósnia, que reconhece Ivica de seu passado. À medida que as histórias evoluem, elas se fundem e estas pessoas, cada uma com origens tão diferentes, terão que contar com suas novas amizades.

Diretor: Joost van Ginkel

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 18 anos

Dia 16- Quinta-feira

Sessão: 20:30h

Don't Wanna Dance – Eu não quero dançar

2021  Drama  1h 29m 

Um aspirante a dançarino adolescente se vê dividido entre sua mãe, cada vez mais destrutiva, e sua própria felicidade. I Don't Wanna Dance é um filme de drama holandês de 2021 dirigido por Flynn Von Kleist. O filme é baseado nas experiências da vida real do ator principal Yfendo van Praag.

Diretor: Flynn Von Kleist

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 12 anos

Dia 17 de fevereiro- Sexta-feira

Sessão: 20:30h

Soof – Leassons of Love

2013  Drama/Romance, 1h 40m

Soof está chegando aos 40 anos e tem tudo que sempre quis: três filhos, uma pequena empresa de catering, um doce marido Kasper e um lindo lar. Até que ela começa a se perguntar: "Isso é tudo o que existe?

Diretora: Antoinette Beumer

Gênero: Comédia, Romance

Classificação indicativa:16 anos


Sessões no Cine Brasília

Entrada franca com distribuição de ingressos uma hora antes da sessão

Andrea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por chegar até aqui! Volte sempre... =)

Pinterest

About Me