Marca é a primeira loja de artigos para esporte a implementar uma iniciativa voltada para a economia circular no Brasil; produtos esportivos aceitos incluem também os que não foram comprados na Decathlon
O consumo de produtos usados pelos brasileiros aumentou durante a pandemia. Um levantamento do Sebrae do ano passado revelou que o número de estabelecimentos especializados em produtos de segunda mão aumentou em 48,58%. A prática traz benefícios econômicos para quem compra e para quem vende, mas também reflete uma preocupação com o meio ambiente e com o consumo consciente, que também cresce no país. E foi pensando nos novos hábitos dos consumidores que a maior loja de artigos esportivos do mundo inovou ao criar o Decathlon Circula. O novo serviço tem como objetivo promover a compra e venda de produtos esportivos usados, incentivando os esportistas a pensar sobre a economia circular adquirindo produtos de second hand. “O lançamento da Decathlon Circula além de ampliar o nosso catálogo de produtos esportivos em um mercado em constante crescimento, reforça também nosso posicionamento de marca engajada com o planeta. O lançamento de serviços sustentáveis é um dos pilares do nosso projeto de sustentabilidade, junto com o nosso compromisso de ter 100% de produtos ecodesign até 2026".”, reforça Cédric Burel, CEO da Decathlon Brasil. O projeto se cruza com a missão da marca de tornar o prazer e os benefícios do esporte acessíveis ao maior número de pessoas de forma sustentável, e faz parte de um compromisso ambiental ousado da Decathlon que inclui uma série de iniciativas, como: aquisição de frota de caminhões elétricos para operação logística verde no Brasil; ter 100% da gama de produtos com menos impacto ao meio ambiente até 2026; zerar a utilização de cabides descartáveis e reduzir a emissão de CO2 em 40% por produto vendido globalmente até 2026. “É um grande orgulho formarmos essa parceria com uma das marcas mais icônicas do esporte e um privilégio ver a preocupação genuína de toda liderança com o meio ambiente. Estamos comprometidos em gerar uma experiência simples e de qualidade para quem quer comprar ou vender o seu item usado”, comenta Gabriel Novais, CEO da Semexe. “Queremos ser útil para as pessoas e o planeta! Estamos muito empolgados com este novo serviço, que incentiva os esportistas a aumentar a vida útil dos produtos fomentando novos hábitos de consumo consciente. O projeto se inscreve dentro de um compromisso ambiental para sermos cada vez mais reconhecido como marca esportiva e engajada", comenta Sarah Bouvil, diretora de Comunicação e Marketing da Decathlon Brasil. O serviço contará com a parceria da SeMexe, startup que traz um novo jeito de comprar e vender itens do universo da bike. “Estamos muito felizes em poder oferecer este novo serviço ao consumidor esportista. Unimos forças com um parceiro, que já é referência na revenda de produtos esportivos usados, visando dar um novo ciclo de vida para os equipamentos. Para nós, um conceito vital para o mundo do esporte, é a preocupação com o meio ambiente, então esse projeto vem ratificar esse pensamento”, completa Jorge Monteiro, gerente de marketplace da Decathlon Brasil. Como funciona o Decathlon Circula: 1.O esportista separa os itens que deseja vender (também serão aceitos produtos que não foram comprados na Decathlon) e leva até um dos pontos de coleta - inicialmente, contará com apenas um ponto de coleta na loja do Morumbi, em SP, ampliando o perímetro de atuação à medida em que o serviço for crescendo 2. É realizado o cadastro no portal e registro dos itens que estão sendo entregues. Produtos são separados, identificados e lacrados para envio à equipe de curadoria 3. Junto da SeMexe, a equipe avalia os itens, fotógrafa, precifica, publica o anúncio, embala e despacha para o comprador 4. Após a publicação, o esportista poderá diminuir o preço anunciado em até 50% ou aumentar em até 25% 5. Depois de vendido, o esportista recebe o valor da venda (menos a comissão destinada à Decathlon) e pode transferir para sua conta bancária cadastrada ou utilizar o crédito para realizar compras na loja 6. Todo o processo é feito online e de forma simplificada, sem a necessidade que o vendedor entre em contato com os interessados no produto.
Sobre a Decathlon Desde a abertura de sua primeira loja em Campinas, em 2001, a marca francesa se consolidou como a maior loja de esportes do mundo e segue em expansão para cumprir a sua missão de tornar o prazer e os benefícios do esporte acessíveis ao maior número de pessoas, de maneira sustentável. De esportista para esportista, a Decathlon foca em inovação para oferecer produtos de alta tecnicidade em suas marcas próprias: Quechua, de montanhismo; Domyos, de fitness; Kalenji, de Corrida; B’twin, de ciclismo, Sandever, de beach tennis, entre muitas outras; além de parcerias com grandes marcas internacionais. São mais de 65 esportes contemplados e 8 mil artigos esportivos disponibilizados em mais de 45 lojas projetadas para oferecer a melhor e mais completa experiência de compra aos seus clientes, com atendimento personalizado por meio de seus colaboradores especialistas. Desde 2013 também no e-commerce, a empresa vem ampliando sua atuação nacional. Comprometida socialmente, por meio da Fundação Decathlon, promove iniciativas que geram oportunidades de descobertas esportivas a comunidades. E ambientalmente, com um compromisso climático para reduzir globalmente a emissão de CO2, ampliar a eco concepção de produtos e muitas outras ações alinhadas com a Decathlon United, os compromissos sustentáveis da empresa podem ser conferidos aqui. Para saber mais, acesse o site, ou os perfis da marca nas redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube e Twitter. Pela página do LinkedIn, o esportista tem acesso a todas as informações sobre a Marca Empregadora Decathlon. Visite também o e-commerce da marca.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por chegar até aqui! Volte sempre... =)