Depois que fiz meu TCC sobre o Projeto Cão Guia de Cegos, eu e o André nos tornamos voluntários dia lá no canil e sempre me perguntam como funciona a rotina e como faz para ser voluntário no projeto e resolvi gravar um vídeo pra mostrar melhor...
Então assiste ai, depois vou falar um pouquinho mais sobre o Projeto! =D
É, o trabalho não é tão fácil quanto parece, mas é gratificante e gostoso. Os cães ganham mais qualidade de vida e ainda enchem nosso coração de carinho, mesmo quando eles nem ligam pra você ~claro, a bolinha é muitoooo mais interessante~ mas eles sabem que você está ali para o bem.
Um pouquinho sobre o projeto:
O Projeto Cão Guia de Cegos existe há mais de 10 anos e seu objetivo é treinar cães guias para deficientes visuais do Brasil inteiro, não apenas para Brasília.
Juntamente com o Corpo de Bombeiros do DF, o projeto treina e entrega os cães para famílias hospedeiras ~as que ficam com os cães por um tempinho e devolvem para o projeto~ e depois de todo o treinamento, que dura em média de 6 a 8 meses, entrega os cães para os deficientes visuais cadastrados.
Muita gente me fala que acha muito triste ter que "devolver" o cão, mas infelizmente, não dá pra ter tudo nessa vida.. hehehe
Realmente é a parte mais triste e difícil para as famílias que se apegaram aos cães, mas desde o início as condições são muito bem esclarecidas. Já acompanhei a entrega de filhotes para as famílias e suas devoluções, são muito emocionantes, mas realmente são emoções totalmente diferentes. A felicidade é trocada pela tristeza ~gratificante~ de participar de um projeto tão grande e tão lindo.
Mas para quem quer ser um voluntário e não quer 'sofrer' com a devolução dos cachorrinhos, pode ser igual a mim! E só ir lá, se sujar e brincar! hehehe
Eu sou da modalidade de Voluntário Dia, ou seja, vou ao canil 1x na semana, tem gente que vai mais vezes, brinco e cuido dos meus cães. Cada voluntário, recebe uma escala, com os dias e cães que devem sair. Ainda existe um acompanhamento junto ao cuidador, à coordenação e os veterinários para definir quais as restrições, caso existam, para cada cão. E assim, com todo esse cuidado, podemos cuidar mais e melhor dos pestinhas, digo, cãezinhos! hehehehe
Ah, também existe a modalidade de voluntários que se chamam Família de Acolhimento, que acolhe os cães aposentados, os que não se adaptaram ao treinamento e também as matrizes. Nessa modalidade o cão fica com a família "sem data de devolução", com excessão das matrizes, que voltam para o canil na época de reprodução, pra daí gerarem novos cães, mas os aposentados e os que saíram do treinamento, ficam na casa da família e só voltam para o canil em caso de necessidade médica.
Lembrando, que para quem também se questiona sobre acompanhamento veterinário e ração, todos os cães que ficam com as famílias, exceto os cães entregues para os deficientes, tem acompanhamento veterinário vinculado ao Projeto e a UNB e as rações e vacinas (a maioria delas) são também dadas pelo projeto e seus parceiros e patrocinadores (Bayer e Premier).
Como fazer para ajudar:
E para quem quer abraçar a causa, mas, infelizmente, não tem tempo ou possibilidade, afetiva ou espacial, de acolher os cãezinhos, o Projeto hoje se sustenta basicamente nas doações e venda de produtos com a marca.
Para ajudar, existem vários canais, o Pólem, que é um aplicativo que você instala em seu navegador de internet, em que um percentual do valor de suas compras são revertidos para o Projeto, o próprio depósito financeiro na Conta Corrente e também a compra dos produtos que são vendidos em eventos e diariamente através de encomendas pelo Facebook.
Agência: 3596-3
Conta Corrente: 111.882-x
CNPJ: 18.080.342/0001-24
Como fazer doações
Então é isso gente, quem quiser abraçar a causa seja sendo voluntário ou na compra de produtos do Projeto, será super bem vindo!
E quem quiser compartilhar e conhecer mais é só acessar as redes sociais, entrar em contato, ficar de olho como são as ações e tudo mais!
Espero que tenha conseguido esclarecer mais sobre o Projeto e quem quiser saber mais é só entrar em contato que estamos aqui para ajudar SEMPRE! =D
=***
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por chegar até aqui! Volte sempre... =)