Diário de Intercâmbio: O visto.




Bom gente...
E hj começam os meus posts sobre o intercâmbio. Vou contar das minhas andanças, dos meus perrengues e das experiências.

E o primeiro post da "série" é sobre o visto. Alguns detalhes da burocracia.... Chega de blá bla blá e vamos ao que interessa! =)

Vamos começar pelo começo...

Pra morar em Portugal, eu precisei do visto de estada temporária. Quem tem passaporte de algum país europeu não precisa de visto, mas como eu não tenho tive que correr atrás da papelada. No site da Embaixada de Portugal, tem todos os documentos e explicações sobre como tirar o visto, só clicar aqui.

 

Esse visto vale por 120 dias, a contar da data da emissão. Eu tive que renovar meu visto, enquanto estava lá e para renovar já não é mais diretamente com a Embaixada ou serviço consular, mas sim com o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

Os procedimentos no Brasil, dão um trabalho, uma agonia e tem ainda contamos com a bendita demora, o visto pode demorar até 30 dias para ser deferido. E até o bendito dia que você vai pegar seu visto, você fica sem dormir, liga todo dia na embaixada (pelo menos EU fiquei assim... --').


Já os procedimentos em Portugal, são rápidos e não dão tanto medo quanto os no Brasil. Para a renovação, você apresenta praticamente todos os documentos apresentados na embaixada, aqui no Brasil. Então aqui já vai a 1ª dica MEGA, ULTRA, POWER importante!!!! Levem cópias de TUDOOOOOO! Pra não precisarem correr atrás de documentação quando estiver por lá.



Os documentos para tirar o visto são os listados no site da Embaixada Portuguesa (item 1.4). Se alguém tiver dúvida, entra em contato com a Embaixada, às vezes, você não é atendido com tooooodo o carinho do mundo, mas é necessário. Já que eu moro em Brasília, consegui ir à Embaixada e resolver meus problemas, mas quem mora longe, pode ter mais dor de cabeça.

Conheci pessoas de Goiânia, interior de SP, MS e outros estados, que tinham que ir para as respectivas capitais para resolver as questões, entregar a documentação, pegar o visto... Então, verificar se tem algum consulado ou alguma forma de falar com a Embaixada sem ter que ir à sede é bem interessante.

Contei com a ajuda do namorado que me levava quase todo dia na embaixada e me "lembrava" de ligar lá pra saber de alguma novidade... hehehehehe

Depois disso tudo, só pra tirar o bendito visto só faltam algumas (várias) coisas, como a passagem, a moradia, o $$... =P

Mas isso é assunto pros próximos posts! =)
=**


Andrea

6 comentários:

  1. eu até tenho vontade de fazer intercambio mas sei lá :/ kkkk

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram: @simplesglamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Eu tbm era assim, sempre tinha um pé atrás e tinha medo dos meus pais não deixarem. Mas pode ter certeza, foi a melhor experiência da minha vida... Valeu cada minutinho!!! =)
      =**

      Excluir
  2. Opa já tô adorando a nova coluna :D
    Massa demais saber como foi a sua jornada
    Beijos
    Jana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana,
      Agora ta no comecinho e só a parte "chata", mas quando eu começar a mostrar as doideiras!!! hehehehe
      Vai ser mto bom! =) Obrigada por gostar, viu???
      =***

      Excluir
  3. Olá Andrea, muito bom seu relato, ajudou muito..

    vou estudar 6 meses em lisboa através da minha universidade aqui no Brasil e tenho uma dúvida quanto ao visto de estudante..
    me falaram que era melhor ir com o visto de turista primeiro e tirar o visto de estudante ai, pois o visto que eles dão aqui vale apenas por 90 dias e depois deve-se pagar novamente para emitir novo visto aí..
    outra pessoa me disse que nao, que na verdade quando vc tira o visto de estudante aqui no brasil, ao chegar em portugal, a universidade marca pra vc ir no consulado em portugal para retirar uma carteirinha de morador que te dá o direito de ficar por 6 meses, como se fosse um visto..
    estou confusa sobre o que fazer.. nao gostaria de pagar visto de estudante aqui e chegar em portugal e ter que pagar novamente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, td bem?
      Pois então, vou explicar direitinho como funcionou cmg. Eu tirei meu visto de estudante aqui no Brasil mesmo e depois tive que renovar lá em Portugal, mas por que já tinham se passado 6 meses da data de emissão. O processo é super simples e acho que não demorou nem 1 semana para resolver tudo e eu paguei uma taxa, se não me engano era de uns 80/100 euros... Mas foi pra renovar o visto, da data que ele venceu até a data que eu fui embora. Se a sua volta estiver marcada para antes da data de expiração do visto, vc não vai precisar renovar.
      Uma coisa que eu fiquei sabendo por lá era o seguinte: se você entrar na Europa diretamente de Portugal vc não precisa ir no consulado "validar" a sua entrada, mas se vc entrar por outro país vc precisa ir no consulado, isso acho que só vale para quem já tem o visto de estudante.
      Sobre esse negócio de ter o visto de turista e depois trocar, não sei como funciona... Na verdade eu sou bem cagona com essas coisas e tentei fazer tudo do jeito mais certinho pra não dar problema e sei lá ser extraditada (sou exagerada, mas em se tratando de leis estrangeiras prefiro não brincar).
      Já essa carteirinha de morador, eu não fiz pq por tudo que pesquisei e conversei com o pessoal de lá era só pra quem tinha que fazer alguma conta bancária ou coisas mais burocráticas, essa carteirinha serve como se fosse o nosso CPF aqui no Brasil, eu não precisei fazer então não posso te ajudar tantoooo nisso. =/ Por exemplo, fiz meu cartão de estudante para o transporte de lá só com o meu passaporte, endereço de onde morava e declaração da faculdade.
      Espero que tenha ajudado. Se precisar de mais alguma coisa é só chamar!! =D

      Excluir

Obrigada por chegar até aqui! Volte sempre... =)

Pinterest

About Me