Para saber mais: Moda de A a Z - Volume 1

Olha eu de novo falando sobre a Coleção Folha: Moda de A a Z! Hoje é dia de falar sobre o Volume 1, que desde o lançamento vinha acompanhado com o Glossário de Tecidos.

De início, não sabia muito bem o que teria nessa coleção, mas só de perceber que era um ótimo compilado da história dos maiores e melhores estilistas mundiais, já valia a pena. Às vezes é muito difícil encontrarmos determinadas informações, principalmente na literatura brasileira.

Assuntos relacionados à estilistas muito famosos são mais fáceis de serem encontrados pela internet, em livros, mas sobre alguns mais antigos ou até com uma menor "fama" só nesse tipo de coleção mesmo.

E o trabalho de edição, foi muito bem feito, com informações suficientes, imagens lindas... Uma coleção de babar...



















O índice sempre trás o nome de todos os estilistas que serão apresentados nesse volume...


















Como esse é o Volume 1 da coleção, veio uma breve introdução, que fala um pouquinho sobre a união da moda com outros ramos como a arte, sobre a técnica e também sobre o sistema... Algumas passagens são muito marcantes, como essa: "A moda é intrinsecamente ligada às imagens que o homem tem, ou melhor, desejaria ter de si."


















Pelas palavras de Christian Dior, observamos a evolução da moda através da ligação entre o prêt-à-porter e a democratização da moda: "As roupas que criamos são, reconheço, acessíveis a poucos. Mas não é de se lamentar [...] a criação de alta-moda tem pelo menos duas justificativas essenciais. Antes de mais nada, é um protótipo e, como tal, é cara [...]. Mas possui outra, inestimável. É comparável à primeira framboesa ou ao primeiro lírio. Antecipa-se ao seu tempo e é completamente inédita. Do couturier chega à butique, depois às confecções. Dali invade a vitrine e as ruas. Revistas, rádio, cinema, televisão se juntam para acelerar a difusão. Em poucos meses, a grande migração da moda é concluída. Então cada mulher, com base na disponibilidade, busca adequar-se ou, em outras palavras, entra na moda." Grifos nossos. 


















"A moda é feita por quem a cria e por quem a veste." Essa máxima, super verdadeira e que não é inédita por quem se interessa pelo assunto, descreve exatamente o que vemos pelo mundo a fora. As passarelas trazem elementos para a moda, vida, mas a rua, também tem seu papel essencial e especial em todas as criações e principalmente na difusão de informações, tendências e até gostos.


















Aqui vou mostrar algumas fotos desse Volume, que apresenta além da biografia de cada estilista, um pouco sobre suas inspirações, filosofia dentre outros aspectos particulares de cada um, essas coisas que encantam a gente no âmbito da criação e do talento dos grandes nomes que serão apresentados.























A parte que eu tanto amo nessa coleção é essa, um pequeno moodboard, quando é apresentada a paleta de cores, materiais, aviamentos e até croquis das peças icônicas dos estilistas. Se ver diante de um moodboard de alguém tão importante para o cenário da moda mundial é maravilhoso e extremamente inspirador.


















Espero que tenham gostado!
Ate o próximo...
=**

Andrea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por chegar até aqui! Volte sempre... =)

Pinterest

About Me